Acerca de mim

A minha foto
Toda a minha vida fui um apaixonado por animais, sobretudo por aves, criei canários mais de 20 anos,como também tinha papagaios e roseicollis, passei a dedicar-me em exclusivo aos psitacideos, tive o plantel composto por casais de várias espécies, desde Papagaios (cinzentos e aestivas), Alexandrinos, Massarongos, Pyrrhuras (Rhodogasters, Rhodocephalas, Picta roseifrons, Perlata lépida,Rupicolas sandiae, frontalis,Hypoxanthas verdes e azuis,molinaes verdes, azuis,canelas verdes e azuis, pineapples, Bourkes rosa, caturras, forpus nalgumas côres, periquitos e canarios arlequins. A criação é o meu hobby, escusado será dizer que eles criam quando querem, não me move o lucro, apenas a paixão mas se puder juntar o ùtil ao agradável tanto melhor. As crias que eles tiram vendo-as que sempre ajuda nas despesas e outras vezes troco-as por outras aves do meu interesse. Neste momento e devido a problemas de saúde e depois de muito ponderar vi-me forçado a reajustar o plantel ao que a seguir apresentarei, veremos por quanto tempo assim ficará, eu pessoalmente espero que por muitos e bons anos, aguardemos.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Federações, associações, clubes e outros que tal.......

Acabei de passar uma vista de olhos no Blog do Pedro Duarte, o que faço assiduamente e deparei-me com um artigo denominado, " Práticas de criação ", onde o Pedro fala, de entre outras coisas, do anilhamento das crias, nesse artigo as partes que cativaram a minha atenção, foram, onde arranjar anilhas à ultima hora e não poder expôr, aves anilhadas, com anilhas não oficiais. Sou criador registado no ICNF, ao abrigo da portaria 7/2010 de 5 de Janeiro, sob o nº 12-PT0368/B , por estes dias, tentei, registar-me como criador no AVESPT e não pude, porquê? Porque não estou registado como criador em nenhum clube, associação ou federação ornitológica!!! Achei incorrecto e fiz menção disso ao Sr. José Veiga, concordou comigo e com a minha perspectiva, dizendo-me até , que dentro de poucos meses essa politica seria alterada. Então? Um criador legalizado, com o seu plantel registado e as suas aves devidamente anilhadas, se não fôr registado num clube, etc, não se pode registar como criador, não pode mostrar/vender as suas aves numa exposição?
Os criadores registados em clubes, não são também, registados no ICNF?
É mais importante ser-se criador registado em clubes, assiciações, federações e afins?
Uma anilha dita, oficial é mais legalizante que uma anilha colocada numa ave registada no ICNF?
Quem não é sério, pode, ou não, "aldrabar" o anilhamento, de uma ave, utilize, que anilha utilizar?
Para além de mais caras, um criador tem de adivinhar quantas crias vai "tirar" para pedir antecipadamente as anilhas oficiais e se sobrarem? O que faz? Deita-as fora, "ou vai anilhar com elas as aves da época seguinte?"
Quais os beneficios das aves e seus criadores, em estes se encontrarem registados nos clubes etc., tendo em atenção que o registo no ICNF é uma óbrigatoriedade legal?
Eu pessoalmente considero, que nestes casos, os clubes funcionam, não como um polo agregador dos amantes da ornitologia, mas sim como um lobby, que hà-de continuar a ser, assim como hão-de continuar a existir criadores " de fim de semana", que como eu, continuarão a criar as suas aves da melhor maneira possivel e a pô-las no mercado, onde, por inumeras vezes "os criadores oficiais" alimentão os seus plantéis e procuram "sangue novo" para injetar nos plantéis.
Afinal os criadores não oficiais, sempre servem para alguma coisa e a pensar como eu existem muitos por aí. Deixem-se de parolices e deixem, outros criadores "fazer" as exposições, nem que para isso tenham de pagar um pouco mais, têm medo de ficar mal vistos, de perder o monopólio, ou que se crie o clube nacional do criador livre. Bela ideia, hem? hehehehehehehehehe.
Um abraço.

1 comentário:

  1. Porque Não? Juntos somos mais fortes. Estou a disposição para formulação de estatuto, registro em cartório, cnpj, etc. Poderemos lutar por reconhecimento e autorizações legais. Grande idéia!

    ResponderEliminar