Acerca de mim

A minha foto
Toda a minha vida fui um apaixonado por animais, sobretudo por aves, criei canários mais de 20 anos,como também tinha papagaios e roseicollis, passei a dedicar-me em exclusivo aos psitacideos, tive o plantel composto por casais de várias espécies, desde Papagaios (cinzentos e aestivas), Alexandrinos, Massarongos, Pyrrhuras (Rhodogasters, Rhodocephalas, Picta roseifrons, Perlata lépida,Rupicolas sandiae, frontalis,Hypoxanthas verdes e azuis,molinaes verdes, azuis,canelas verdes e azuis, pineapples, Bourkes rosa, caturras, forpus nalgumas côres, periquitos e canarios arlequins. A criação é o meu hobby, escusado será dizer que eles criam quando querem, não me move o lucro, apenas a paixão mas se puder juntar o ùtil ao agradável tanto melhor. As crias que eles tiram vendo-as que sempre ajuda nas despesas e outras vezes troco-as por outras aves do meu interesse. Neste momento e devido a problemas de saúde e depois de muito ponderar vi-me forçado a reajustar o plantel ao que a seguir apresentarei, veremos por quanto tempo assim ficará, eu pessoalmente espero que por muitos e bons anos, aguardemos.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Envio de aves na Rede-Expressos e na Renex

Boas, o prometido é devido e como tal, cá estou eu para tentar explicar, o porquê de enviar e receber, aves através da Rede-Expressos e da Renex, a forma como o faço, como são acondicionadas, como se calculam os custos, quando se devem enviar etc., Vou tentar que a minha explicação tenha cabeça tronco e membros, de forma a sobrarem poucas duvidas ou nenhumas, mas se subsistirem cá estarei para o que for preciso.
Antes de mais considero que, sendo as aves bem acondicionadas a viagem é menos stressante porque se torna mais curta na vertente temporal, ou seja, consoante o destino, a viajem demora apenas o tempo do seu trajeto (TJ), mais meia hora que é o tempo referente à antecedência com que tem que se fazer o despacho (DP), se o autocarro parte, por exemplo às 08H00, temos que fazer o despacho até às 07H30, assim vamos imaginar uma viagem, Lisboa-Bragança, o autocarro sai às 08H00 e chega ás 14H45, ou seja o TJ demora 06H45 + 00H30 do DP  as aves demoram a chegar ao destino 07H15.
Depois temos a questão dos custo, os custos são uma relação entre a distancia do TJ, neste caso 513Km e o peso da transportadora e se a transportadora pesar, já com as aves 2Kg, este envio fica por apenas 9,60€, a questão que importa aqui é a constituição da transportadora, eu pessoalmente faço uma gaiola com poleiro e porta nessa rede que se compra a metro e que temos sempre em casa, para fazer as nossas gaiolas, de forma a que caiba dentro de uma caixa de cartão, onde se farão vários furos para circulação do ar e se cola dois papeis, um de cada lado, com a informação de aves vivas, na gaiola de rede colocam-se as aves, um pero cortado aos pedaços e fecha-se a porta com um arame, colocam-se dentro da caixa e fecha-se com fita cola, junto umas fotos da minha transportadora de eleição para melhor ilustrar o que atrás foi dito. 






  Depois é só irmos ao posto de mercadorias do terminal da Rede-expressos / Renex, dar o nome da pessoa que recebe, do destino, pesar, pagar e enviar um SMS a quem recebe com o nº do despacho e informar a que horas chega, o pessoal que ler isto, pode pensar, ia cum caneco grande confusão, não é nada, depois de feito a 1ª vez, não querem outra coisa.
NOTAS.- O importante é ser tudo combinado previamente entre vendedor e comprador para que quando as aves chegarem ao destino, estar lá alguém que as receba.
Que a transportadora seja feita de acordo com as aves que for transportar, no tamanho e resistência.
Ter em atenção a origem e o destino das aves, para se saber qual a empresa que melhor serve o trajeto, visto que o preço de uma para a outra não difere muito, a maior diferença reside no facto de na Renex enquanto houver autocarro, seja à hora que for, à despachos, eu já fui levantar uma pyrrhura à Renex às 00H30, na Rede-expressos, havendo mais destinos, tem de se enviar o mais cedo possível porque, ou os postos de mercadorias têm hora de fechar ou se não tem posto tem de estar alguém à espera das aves, ou ainda o destino não ser o terminal de carreira e as aves seguirem, por exemplo, enviar para Campo Maior (Alentejo) e as aves irem parar a Elvas, porque não estava ninguém á espera, daí ser tudo bem combinado.
Para saber destinos e preços é só consultar o site da rede-expressos em www.rede-expressos.pt, clicar em horários e preços (coluna da esq.), por a origem e o destino, clicar Ok  para se ver os horários dos autocarros e reter a distancia que consta à frente do trajeto, clicar em mercadorias (esq.) e com a distancia e o peso da transportadora ver o preço do envio.
Resta acrescentar que na Renex funciona da mesma forma para origens e destinos, ainda que os preços dos envios não sejam visíveis, podendo-se consultar em www.renex.pt.
Espero ter-me feito entender, ter contribuído com alguma coisa em prol da passarada, aguardo comentários e para qualquer duvida disponham.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário